ARARAJUBA AGARRADA A UMA ÁRVORE |
É uma ave da família dos Psitacídeos, que incluem as araras, papagaios, periquitos e jandaias. Sua coloração viva, em amarelo-gema e verde-bandeira, sugeriu essa ave como símbolo nacional, inclusive por serem os Psitacídeos aves características de ambientes tropicais.
A espécie é endêmica, ou seja, só existe em território brasileiro, com distribuição do Maranhão, ao oeste do Pará.
As ararajubas vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos em ambientes de mata alta. Os machos e as fêmeas são semelhantes, ou seja, não apresentam dimorfismo sexual.
Na reprodução constroem seus ninhos em ocos de árvores altas, e podem ter até 9 filhotes por ninho, O período de incubação da família varia entre 20 a 30 dias. A alimentação predileta dessa espécie são os cocos de açaí, embora consumam várias sementes de frutos.É interessante observar com o se alimentam: utilizam o bico para subir nos ramos e seguram a comida com as patas.
As populações dessa espécie, assim como todas as outras do grupo, vem sofrendo ameaças de extinção devido à belíssima coloração que apresentam, por serem facilmente domesticáveis e por apresentarem disposição em imitar a voz humana, além de suas penas serem também utilizadas em ornamentos, oferecendo mais um risco a essas aves.
- Nome vulgar: Ararajuba
- Classe: Aves
- Ordem: Psitaciformes
- Família: Psitacidae
- Nome Científico: Aratinga Guarouba
- Habitat: Floresta Tropical Úmida
- Ocorrências: Maranhão e Pará
- Longevidade: Pode viver até 30 anos
- Época Reprodutiva: Agosto à Dezembro
- Incubação: 30 dias
- Número de Filhotes: 2 à 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário