quarta-feira, 10 de julho de 2013

AMENSALISMO


AMENSALISMO, RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS ENTRE AS ESPÉCIES

Amensalismo, também é conhecida como antibiose. É uma das relações interespecíficas desarmônicas na qual uma das espécies (inibidora) prejudica a outra espécie (amensal) sem com isso se beneficiar, por meio de substâncias que produz e libera, e que prejudicam o crescimento e/ou a reprodução de outra espécie.



SÃO EXEMPLOS DE AMENSALISMOS


Fungos do Gênero Penicillium notatum e Bactérias

O exemplo mais popular é o antibiótico penicilina, em sua relação com as bactérias. Esse tipo de medicação é muito utilizada no combate a infecções bacterianas, é produzido por fungos que, embora não se beneficiem, impedem a multiplicação das bactérias e as mata.


PENICILLIUM NOTATUM 



Maré Vermelha

Fenômeno causado pelas algas marinhas planctônicas dinoflageladas Gonyaulax do tipo Pirrófitas, que em ambiente favorável, se proliferam e liberam uma substância tóxica que se concentra em manchas vermelhas no oceano, causando a morte de diversas espécies de animais marinhos.


MARÉ VERMELHA



Eucaliptos

As folhas de eucalipto que caem sobre o solo liberam uma substância que diminui a incidência de germinação de sementes no local.
                                                            
ÁRVORES DE EUCALIPTO

FOLHAS DE EUCALIPTO



Pinheiros 

As folhas de pinheiro que caem no solo liberam também como as folhas de eucalipto, uma substância que diminui a incidência de germinação de sementes.

ÁRVORE DO PINHEIRO

PINHA (FRUTO) E FOLHAS DO PINHEIRO


Raízes 

Certas plantas secretam e eliminam substâncias tóxicas pela raiz, que impedem o desenvolvimento de outras espécies no local. 

                                                      
A alelopatia é por vezes confundida com o amensalismo.
A diferença é que na alelopatia as espécies envolvidas são competidoras em potencial, portanto, uma das espécies obtêm vantagem em relação a outra, diferente do amensalismo, no qual não existe qualquer benefício para a espécie inibidora.

*Outros exemplos de relações interespecíficas desarmônicas:

  • Competição
  • Parasitismo
  • Predatismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário