quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SÍMBOLO INTERNACIONAL DE RISCO BIOLÓGICO

Um RISCO BIOLÓGICO é um organismo, ou substância oriunda de um organismo que traz alguma ameaça (principalmente) à saúde humana. Constituem risco biológico o lixo hospitalar, amostras de microorganismos, vírus ou toxinas de origem biológica que causam impacto na saúde humana. Pode incluir também substâncias danosas a animais.
Em Unicode, o símbolo é U+2623 (☣).
Os agentes representando um risco biológico são classificados para transporte pelo código UN:
  • UN 2814 (Substância infecciosa, afeta humanos)
  • UN 2900 (Substância infecciosa, afeta animais)
  • UN 3733 (Amostra diagnótica ou amostra clínica ou substância biológica, categoria B)
  • UN 3291 (dejetos médicos)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GANSO


Os gansos são aves da família Anatidae, que inclui também os cisnes. Há mais de 40 variedades de gansos. Esse que vemos na foto é da espécie de ganso que tem a tonalidade de cor branca.

BRIÓFITAS

ASPECTO DE UMA BRIÓFITA (MUSGOS)


BRIÓFITAS (do gergo bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas:

  • Rizóide (raiz) - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
  • Caulóide (caule) - pequena haste de onde partem os filóides;
  • Filóides (folha) - estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese. 

Essas estruturas aqui mencionadas neste enunciado são chamadas de falsa raiz (rizóides), falso caule (caulóides) e falsa folha (filóides), porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas).
A seguir veja no esquema abaixo o ciclo reprodutivo das briófitas.
                                                     

MUSGO (BRIÓFITAS)

FORMAÇÕES ROCHOSAS

DESMATAMENTO


Observe esta foto atentamente. Abaixo da foto um dia foi repleto de espécies de árvores e arbustos que ainda estão resistindo na parte superior da foto. Hoje, existem campos limpos para a criação de bovinos (boi), equinos (cavalo), caprinos (cabra) e ovinos (ovelha).

MALÍCIA

PLANTA EM ESTADO "ABERTO"

PLANTA EM ESTADO "FECHADO" APÓS TOCÁ-LA
No Sul da Bahia todos chamam esta planta por esse nome curioso por causa da sua sensibilidade ao tocá-la. Note na foto acima ela "aberta" e abaixo "fechada"

sábado, 27 de agosto de 2011

OBJETOS USADOS NA MICROBIOLOGIA


Da direita para esquerda temos: 

  1. Bico de Bunsen 
  2. Alça de Platina 
  3. Placa de Petri  
  4. Suporte para Tubos de Ensaio.

FRUTA DA RESTINGA DE MARICÁ


Flagrei essas frutas e não sei qual o seu nome. Observe seu aspecto abaixo do fruto tem estruturas que parecem ser ventosas de sucção.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COQUINHO DE PALMEIRA


BIGUÁ


Ave da família dos Falacrocoracídeos. Eles habitam a região que vai do México à América do Sul, medindo cerca de 75 cm de comprimento e com coloração negra, saco gular amarelo e tarsos negros.

CUTIA


Com essa foto participei de um Concurso pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), "Semana do Meio Ambiente" e foi entitulada por mim como: "Quer um Pedaço?"

BICHO PREGUIÇA


Esta espécie está no Centro de Recuperação "Bicho Preguiça".

LACRAIA


Artrópodes da Classe Chilopoda. Observe a beleza dos seguimentos, característica marcante deste animal.

MACAQUINHO SAGUI


Observe o tamanho da cauda ou rabo desse primata e seu belíssimo anelamento em preto e branco.

MARGARIDINHA AMARELA


CUPUAÇU


Fotografado dentro da propriedade da CEPLAC (Comissão do Plano da Lavoura Cacaueira)  em meio a pés de cacau no Sul da Bahia.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

BROMÉLIAS AÉREAS

RÉPTEIS E ANFÍBIOS

POLENIZAÇÃO


A transferência de pólen pode ser através de fatores abióticos (ambiental) ou bióticos (seres vivos). Na foto mostra insetos polenizando.

TAXIDERMIA

JACARÉ

GATO DO MATO E  MACACO PREGO

SARIGUÊ

TAXIDERMIA (termo Grego que siginifica "dar forma à pele") é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais (Hidasi Filho, J., 1976).

É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade. Tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.
É um procedimento exercido por biólogos, que envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.
Popularmente o termo "empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar” entretanto há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.

INFLORESCÊNCIA

NUVENS


As vezes nos pegamos com imagens como esta no céu. Este foi foto-flagrado no Parque da Quinta da Boa Vista.

sábado, 20 de agosto de 2011

BIOMATA ATLÂNTICA


Aspecto da Mata Atlântica com seus rios e cachoeiras, e um verde exuberante marcam a preservação deste local a poucos quilômetros do Rio de Janeiro.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

3 DE SETEMBRO - DIA DO BIÓLOGO


"O óvulo estilizado, determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sendo fecundado, sugerindo a importância do verde"

HIDROGRAFIA E CLIMA


Observe bem o curso do rio, a vegetação e o aspecto climático na formação de precipitação das nuvens.

ABRICÓ


Curiosa fruta encontrada às margens das praias mais distantes do Rio de Janeiro.

LIVROS DE SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS





MAR DE ILHA GRANDE


Paradisíaco lugar onde a Natureza foi generosa. Olha só o tamanho dessa pedra.

TRILHA NA FLORESTA DA TIJUCA


Essa foto foi tirada durante aula de campo da matéria de Ecologia Geral.

domingo, 7 de agosto de 2011

PEDRA DA GÁVEA



Olha só que incrível essa pedra localizada no bairro da Gávea zona sul do Rio de Janeiro. Parece um rosto perfeito. Isso é um Bioflagrante e tanto da grandiosa Natureza.

RABO DE RAPOSA


Esta flor tem esse nome por justamente ter uma semelhança com um rabo de uma raposa. Curiosidades à parte esta foi fotografada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PLANETA GRANDIOSO


Pelas dimensões da foto vê-se notoriamente o quanto somos pequeninos diante da maravilhosa Natureza. Foto tirada em Grumari/Prainha, na aula de campo de Zoologia dos Invertebrados supervisionado pelo professor André Azevedo. E mais à frente vê-se toda a turma rumo às observações... Saudades daquele dia.