BACTERIOLOGISTA JULIUS RICHARD PETRI |
Julius Richard Petri, nasceu a 31 de maio de 1852 em Barmen, Alemanha. Ele inventou a "Placa de Petri" enquanto trabalhava como assistente do médico e bacteriologista alemão Robert Koch em 1877.
A placa, um recipiente de vidro ou plástico, é usado para cultivar microorganismos, na qual os microbiologistas chamam de "Meio de Cultura".
Em laboratórios, ela é parcialmente cheia com um caldo líquido onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar. Depois que essa solução solidifica, é colocada uma amostra contaminada pelo micróbio. Com o uso da placa, foi possível identificar com maior rigor bactérias responsáveis por inúmeras doenças.
Petri estudou medicina na Kaiser Wilhelm (Academia para Médicos Militares 1871 à 1875) e recebeu o diploma de medicina em 1876. Continuou os estudos no Hospital Charité em Berlim e serviu como médico militar até 1882, continuando como reservista posteriormente. Entre 1877 e 1879, foi designado para o Gabinete Imperial de Saúde em Berlim, onde se tornou assistente de Robert Koch.
Julius Richard Petri, faleceu a 20 de dezembro de 1921.
Observe abaixo o objeto pela qual leva o nome de Petri:
PLACAS DE PETRI EM VIDRO |
PLACA DE PETRI AGAR SANGUE |
PLACA DE PETRI AGAR CHOCOLATE |
MANIPULAÇÃO POR MEIO DE CULTURA. (DA DIREITA PARA ESQUERDA TEMOS BICO DE BUNSEN, ALÇA DE PLATINA, E PLACA DE PETRI) |