sexta-feira, 29 de junho de 2012

FILHOTES DE CANÁRIO

OVINHOS DE CANÁRIO

FILHOTES RECÉM NASCIDOS

FILHOTES APRESENTANDO PENUGENS

FILHOTES APRESENTANDO PENAS

CANÁRIOS

CANARINHO

Essas fotos que você observa acima são reais, foram flagradas e fotografadas pela bióloga Lucelina Salvione, de Sebastianópolis do Sul - São Paulo. E o mais incrível desse Bioflagrante além da nova vida que surge, é que o ninho foi feito em um tênis... Acredite!!! As fotos aqui provam essa maravilha da natureza. 
Parabéns pelas fotos Lucelina Salvione, obrigado por permitir que suas fotos fossem postadas aqui em BIOFLAGRANTES.
VIVA A VIDA!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

CARÁ

ASPECTO EXTERNO DO TUBÉRCULO

ASPECTO INTERNO DO TUBÉRCULO

O cará é um tubérculo cultivável, chamado também em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste de inhame. As várias espécies de cará pertencem ao gênero Dioscorea da família Dioscoreacea.


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:


  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Subclasse: Liliidae
  • Ordem: Dioscoreales
  • Família: Dioscoreacea
  • Gênero: Dioscorea

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação a espécie Dioscorea trifida (cará doce) é originária da América do Sul, enquanto que as outras espécies vem do oeste da África (Dioscorea rofundata) do sul da Ásia (Dioscorea alata) ou da China (Dioscorea opposita). Foram espalhados por viajantes portugueses, espanhóis e árabes.
O cará doce foi cultivado pela primeira vez pelos índios nas regiões limítrofes entre o Brasil e as Guianas.
O cará completava a roça dos índios, junto à mandioca, amendoim, batata doce, etc.
Como já foi dito, o cará também é chamado de inhame, um nome que se originou de línguas do oeste da África.
Como hortaliça, o cará ou inhame é um alimento energético. Também destaca-se como fonte de vitaminas do Complexo B.
Podem ser cultivados o cará subterrâneo e o aéreo, comum em algumas regiões do interior do Brasil.
Os nomes cará e inhame, são comummente utilizados para designar espécies de taro (Colocasia) de Alocasia e de Xanthosoma, Porque os tubérculos subterrâneos de todas essas plantas são parecidos e preparados na culinária de modo semelhante. Esses outros gêneros de plantas, no entanto,  pertencem a uma outra família de plantas, as Araceae.

domingo, 10 de junho de 2012

CARAMUJO GIGANTE AFRICANO


O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica é um molusco oriundo da África. Ele é também chamado de acatina, caramujo gigante, rainha da África, caracol etc...
Esse animal pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. Sua concha é escura, com manchas claras alongada e cônica. Além disso, sua borda é cortante.
Foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80, no Paraná com o intuito de substituir o "escargot" uma vez que sua massa é maior que a destes animais. Levado para outras regiões do Brasil, tal espécie acabou não sendo bem aceita entre os consumidores e também proibida pelo IBAMA, fazendo com que muitos donos de criadores, displicentemente, liberassem seus representantes na natureza, sem tomar as devidas precauções.
Sem predadores naturais, tal fator aliado à resistência e excelente capacidade de procriação desse animal, permitiram com que esse caramujo se adaptasse bem a diversos ambientes, sendo hoje encontrados em 23 estados brasileiros. Só para ter uma ideia, em um único ano, o mesmo indivíduo é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.
Além de destruírem plantas nativas e cultivadas, alimentando-se vorazmente de qualquer tipo de vegetação, e competir com espécies nativas, inclusive alimentando-se de outros caramujos.
Esses animais são hospedeiros de duas espécies de vermes capazes de provocar doenças sérias. São elas:
  • Angiostrongylus costaricensis: responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite.

  • Angiostrongylus cantonensis: responsável pela angiostrongilíase meningoecefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal.
Tanto uma quanto outra ocorrem pela ingestão do parasita, seja pelo manuseio dos caramujos, ou ingestão desses animais sem o prévio cozimento, ou de alimentos contaminados por seu muco, como hortaliças e verduras. Assim é importante o uso de luvas ou sacolas de plástico ao manipular os caramujos, cozinhar antes se comer a sua carne e desinfeccionar itens alimentares, lavando-os e deixando-os de molho em 15 minutos a meia hora, em aproximadamente uma colher de água sanitária para 1 litro de água.
Quanto ao controle desse molusco, indica-se a catação manual dos indivíduos e de seus ovos, colocando-os em dois sacos plásticos com a posterior quebra de suas conchas antes de eliminá-los. Isso porque tais estruturas podem acumular água sendo um criadouro em potencial para os ovos do Aedes aegypti.
Em seguida recomenda-se a aplicação de cal virgem sobre os caramujos quebrados e o posterior encerramento, em local longe de lençóis freáticos, cisternas ou poços artesianos.

Observação:

Existem linhas de pesquisa que se focam em mostrar o outro lado da questão, afirmando que medidas visando a eliminação do caramujos são muito extremas, já que o risco dessa espécie transmitir doenças é muito pequeno, se comparado a outros animais que temos o hábito de ingerir, e pelo fato de que esse animal tem potencial para o desenvolvimento de produtos cosméticos e fármacos, como aqueles que combatem a leishmaniose. Além disso alguns pesquisadores afirmam que o controle de suas populações poderiam se mais eficaz se fossem adotadas medidas sérias visando a utilização desses animais para a alimentação, já que são saborosos e proteicos.

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionado às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governos diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição:
  • Da água
  • Do ar
  • Do solo

POLUIÇÃO DA ÁGUA


POLUIÇÃO DO AR


POLUIÇÃO DO SOLO

E ainda estão as discussões sobre:
  • Desmatamento
  • Diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano
  • Destruição da camada de ozônio
  • Destruição da espécies vegetais e das florestas
  • Extinção de animais dentre outros...
A partir de 1974 o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar a população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Entretanto em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há COLETA SELETIVA; o que aumenta ainda mais a poluição, pois vários tipos de lixo tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertem tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias... Se cada um fizer sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão com menos riscos.



UM "MEIO" AMBIENTE... EM UM "TODO" AMBIENTE.





domingo, 3 de junho de 2012

SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO

O SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO. EM VERMELHO O SANGUE ARTERIAL, EM AZUL O SANGUE VENOSO




O Sistema Circulatório é o sistema pela qual são transportados nutrientes como (aminoácidos, eletrólitos e linfa) gases, hormônios, hemácias para as células do organismo e também a partir delas com o propósito de defender o corpo contra doenças, regula a temperatura corporal, estabiliza o pH e mantêm a homeostase, e faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.

Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue, todavia alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa.

Enquanto humanos assim como outros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (significando que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados tem o sistema cardiovascular aberto. No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente.

Dois tipos de fluidos se movem através do sistema cardiovascular: sangue e linfa. O sangue, o coração e os vasos sanguíneos formam o sistema cardiovascular. As linfas, os linfonodos e os vasos linfáticos formam o sistema linfático que coletivamente vão dar origem ao sistema circulatório.

FUNÇÕES: 

O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo, oxigênio para as células, hormônios que são liberados pelas (glândulas endócrinas) para os tecidos, condução para o CO2 (dióxido de carbono) para a sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega desses rejeitos nos órgãos excretores, como os rins. Além disso, apresenta importante papel no sistema imunológico de defesa contra infecções, na termorregulação (acima da temperatura normal, efetua a vasodilatação dos vasos periféricos e,  abaixo dela, produz vasoconstrição periférica.
O transporte de nutrientes desde os locais de absorção até as células dos diferentes órgãos também é realizado por este sistema. De modo geral, o sistema circulatório mantém as células em condições adequadas para que consigam sobreviver e desempenhar suas funções individuais da melhor maneira, portanto permite a manutenção da homeostase.




E O CORAÇÃO ONDE FICA NESSA HISTÓRIA?

O coração é a principal parte integrante do sistema circulatório e está localizado  dentro do gradil costal, estando dessa forma protegido do meio externo pelas costelas.
Sua localização é no mediastino, especificamente na sua parte média estando entre os dois pulmões, mantendo uma relação de íntimo contato com estes órgãos, e posteriormente ao coração está o esôfago e finalmente a aorta. Ele mantém a sua posição devido a sua ligação com o diafragma na cúpula diafragmática.
O coração muda de posição de acordo com a posição do diafragma, sendo que na inspiração o coração desce junto com o diafragma e na expiração ele ascende também junto ao mesmo.
Externamente o coração é recoberto por uma membrana denominada de pericárdio.

O pericárdio pode ser dividido em duas partes:
  • Parte externa - Pericárdio Fibroso
  • Parte interna - Pericárdio Seroso

O pericárdio fibroso é mais resistente que o seroso, e por isso suporta maior tensão.

O pericárdio seroso é ainda dividido em duas partes:
  • Lâminas Parietais
  • Lâminas Viscerais
A parte parietal recobre internamente o pericárdio fibroso e a parte visceral recobre o coração e os vasos coronários. Entre as duas camadas do pericárdio existe a cavidade pericárdica que contém uma pequena camada de líquido para tornar possível o coração movimentar-se dentro do tórax.

O coração pode ser dividido ainda em:



  • Endocárdio
  • Miocárdio (músculo cardíaco propriamente dito)
  • Epicárdio (lâmina visceral do pericárdio seroso que envolve externamente o coração

Internamente o coração é dividido em 4 câmaras que são:
  • Átrios (em número de dois)
  • Ventrículos (em número de dois)
É nos átrios que o sangue chega no coração, seja do pulmão através do átrio esquerdo ou do corpo em geral através do átrio direito. Nos ventrículos o sangue consegue impulso para ir ao pulmão ou para o restante do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.
Vale ressaltar que contração é o mesmo que sístole e relaxamento é denominado de diástole. O sangue percorre dentro do coração passando através de valvas, e estas são em número de quatro:


  • Aórtica
  • Pulmonar
  • Valvas átrio-ventriculares direita (Tricúspide)
  • Valvas átrio-ventriculares esquerda (Bicúspide ou Mitral)

As artérias que nutrem o coração são as artérias coronárias direita e esquerda e estas dividem-se em artérias interventriculares anteriores e posteriores e artéria circunflexa.


OBSERVE AS ESTRUTURAS A SEGUIR:




  • VEIAS CAVAS - Levam sangue venoso ao coração.



  • ARTÉRIA PULMONAR - Leva sangue venoso ao pulmão.


  • VEIAS PULMONARES - trazem o sangue arterial do pulmão ao coração.


  • ARTÉRIA AORTA - Leva o sangue arterial para o corpo.


  • NÓ SINOATRIAL - Controla os movimentos cardíacos.


Vale sempre lembrar que além destas estruturas, podemos encontrar também as válvulas cardíacas: lâminas que permitem a passagem do sangue no sentido átrio-ventricular apenas, evitando o refluxo sanguíneo. São duas as válvulas: tricúspide (átrio e ventrículo direitos) e mitral (átrio e ventrículo esquerdos).
Existem também as válvulas semilunares, que estão localizadas nas saídas das grandes artérias (aorta e pulmonar) e também impedem o refluxo sanguíneo para o ventrículo.


MOVIMENTOS CARDÍACOS:

  • SÍSTOLE - Contração da musculatura cardíaca (miocárdio) a pressão arterial na grande circulação durante a sístole é de mais ou menos 120mm Hg.


  • DIÁSTOLE - Relaxamento do miocárdio, durante a diástole, a pressão arterial cai para 80mm Hg.


  • FREQUÊNCIA CARDÍACA - Número de contrações por minuto, podendo ser medida em qualquer artéria, mais comumente nas carótidas (pulso e pescoço).

*Dizemos então, que em situação normal, em um indivíduo saudável, a pressão arterial deve ser de 12x8.



CUIDE BEM DA SAÚDE DO SEU CORAÇÃO!!!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

AVES CHILENAS






Flagrantes registrados pelas lentes de José Muñoz Gamboa, um amigo de Santiago do Chile, numa região chamada de Villarrica. Como o próprio nome sugere, realmente é muito rica em biodiversidade da fauna e da flora dessa região do planeta que fica na República do Chile.
Estas fotos são reais e foram cedidas pelo próprio José Muñoz Gamboa para ser registrado aqui no meu blog BIOFLAGRANTES ou "Flagrantes da Biologia".
Muito obrigado pelas belíssimas imagens cedidas de seu país.



TRADUCCIÓN AL ESPAÑOL DE LAS ANTERIORES

Bruto registrado a través de la lente de José Muñoz Gamboa, un amigo de Santiago de Chile, una región llamada Villarrica. Como su nombre indica, es en realidad muy rica en biodiversidad de flora y fauna de esta región del planeta que se encuentra en Chile. Estas fotos son reales fueron proporcionadas por el José Muñoz Gamboa, que se registró aquí en mi blog BIOFLAGRANTES o "fotos instantáneas o de la biología." Muchas gracias por la cortesía de las imágenes hermosas de su país.