sábado, 28 de abril de 2012

MONOFILÉTICO PARAFILÉTICO E POLIFILÉTICO



MONOFILÉTICO:

Em cladística, chama-se monofilético a um clado que pode ser um taxon, no sentido da taxonomia de Lineu. De acordo com o conhecimento mais recente sobre as suas características anatômicas e genéticas, inclui todas as espécies derivadas de uma única espécie ancestral, incluindo esse mesmo ancestral.
Exemplo: o agrupamento dos répteis e aves formam um grupo monofilético, porque descendem de um ancestral comum.

CLADO DE UM GRUPO MONOFILÉTICO




PARAFILÉTICO:


Em cladística chama-se parafilético a um táxon que inclui um grupo de descendentes de um ancestral comum, porém não todos eles.

Exemplo: o grupo dos répteis não inclui as aves que apresentam o mesmo ancestral comum. se acrescentar as aves, torna-se um grupo monofilético.

CLADO DE UM GRUPO PARAFILÉTICO


POLIFILÉTICO:

Em filogenética, chama-se polifilético a um grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos. É um grupo monofilético do qual se retirou um grupo parafilético. Em outras palavras, é a reunião de dois ou mais grupos monofiléticos. Pode-se acrescentar que um grupo polifilético é aquele em que seus integrantes possuem vários ancestrais comuns, um em cada grupo.
Enfim é um táxon definido por uma semelhança que não foi herdada de um antepassado comum. Trata-se de um termo da linguagem corrente que designa um conjunto de espécies que apresentam caracteres comuns, mas que agrupam clados de origens variadas, e deste modo, decorrem de uma noção científica invalidada pela análise filogenética ou mesmo clássica.

CLADO DE UM GRUPO POLIFILÉTICO



CLADO MOSTRANDO OS GRUPOS MONOPARAPOLIFILÉTICOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário