domingo, 10 de julho de 2011

MIMETISMO DA RÃ


Mimetismo consiste na presença, por parte de determinados organismos denominados mímicos, de características que os confundem com um outro grupo de organismos. 
Essa semelhança pode se dar principalmente no padrão de coloração, textura, forma do corpo, comportamento e características químicas, e deve conferir ao mímico uma vantagem adaptativa.
O mimetismo é comumente confundido com a "camuflagem". No entanto a distinção entre esses processos se dá pelo fato de que o mimetismo, consiste na semelhança com um organismo em específico, enquanto a camuflagem ocorre quando determinado organismo possui um padrão de coloração semelhante ao seu entorno, dificultando sua detecção. 
Apesar de ser uma classificação um tanto quanto subjetiva e sujeita a alguns casos intermediários, podemos perceber que o mimetismo e camuflagem constituem estratégias distintas. No caso da camuflagem o organismo evita a detecção, enquanto no mimetismo o organismo é detectado, mas o organismo alvo o confunde com outro. A foto da rã acima mostra claramente isso. Observe que a cor do caule (pé de jenipapo) é muito parecido com a textura de sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário