sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EPÍFETAS


Nome científico (epitus ormoscatis), são por etimologia plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas. 
O epifitismo é algo comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço não permite que plantas herbáceas prosperem sobre o solo. Desta forma, certas espécies que conseguiam germinar sobre a casca das árvores, acima do nível do solo, foram selecionadas, e hoje encontram-se milhares de epécies com hábito epifítico.
São tipos de vegetais que não enraizam no solo, fixam-se em outras árvores ou em estruturas elevadas como rochas, telhas, construções etc; tem porte discreto, se fixam nos tecidos superficiais dos troncos e galhos para receber luz solar e umidade com mais facilidade do que diretamente no solo. Dispõem de sistemas específicos para absorver umidade do ar e extrair sua alimentação mineral da poeira que recai sobre si, necessitam de grande quantidade de umidade e de luz.
Em geral, as epífetas vicejam sobre o tronco das árvores e dispõem de raízes superficiais que se espalham pela casca e absorvem a matéria orgânica em decomposição disponível.
A foto no alto da postagem mostra justamente isto: uma espécie de epífita sobre o caule de uma árvore, ou seja, um epifitismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário