quarta-feira, 9 de novembro de 2011

INSTINTO MATERNAL




Há algum tempo acompanhei a história dessas duas patas... É incomum o que vou relatar aqui. Acreditem elas chocavam no mesmo ninho, em cima de uma enorme pedra. Passava todos os dias e lá estavam elas firme e forte sem rivalidades (bicadas) uma na outra. Tentei por várias vezes fotografar esse flagrante, sem muito sucesso!!!... Mas sempre as duas lá chocando seus ovos, futuros filhotes.
A união e o compartilhamento delas duas era impresionante e comovente: dividiam o mesmo ninho, os mesmos ovos e em cima de uma altura extrema de sol-a-sol. Não é muito comum patos chocarem em alturas, geralmente chocam no chão escondido em pequenos arbustos ou em árvores ocas.
Um dia passei novamente e me deparei com uma belíssima surpresa: os patinhos haviam nascido... E lá estavam elas compartilhando seus filhotinhos, como vocês podem observar nas fotos flagradas acima. Na primeira foto as mamães atentas aos seus filhotes, na segunda foto a patinha preta olhando seus filhotinhos e na terceira foto a patinha branca aconchegando os mesmos filhotes. Acreditem eu estou chocado com este relato e muito comovido com o exemplo desses animais. Qual é a explicação disso???

Um comentário: