sábado, 25 de fevereiro de 2012

FUNGO LETAL


Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, descobriram que um fungo chamado ophiocordyceps unilateralis, está zumbificando formigas.
O parasita infiltra-se no cérebro de formigas carpinteiras tropicais para se alimentar e passa a manipular seus corpos de forma a garantir a perpetuação de sua espécie. A pesquisa é liderada pelo Dr. David Hughes, da Universidade da Pensilvânia.
O fungo ataca em duas frentes:

  • Em primeiro lugar usando a formiga como fonte de alimentação;
  • Em segundo prejudicando seus músculos e o sistema nervoso central para assumir o "comando"
O resultado é que a formiga ganha um "andar zumbi", em que é obrigada a caminhar em direção a uma região úmida e fria. E o ambiente perfeito para o crescimento e reprodução do fungo, bem diferente das partes altas das florestas onde costumam ficar.
Isso acontece porque o fungo usa a formiga apenas como uma extensão do seu corpo. Fica fácil identificar as formigas que estão com o fungo na "direção" de seus corpos, pois eles mantém um comportamento completamente diferente das que não foram infectadas.
                                 
                                   O Caminho da Morte
As formigas são contaminadas por esporos do fungo quando descem para parte debaixo da floresta. Os esporos germinam e penetram no corpo da formiga e infectam o animal por inteiro, afetando seu sistema nervoso central. Depois de alguns dias a formiga estará morta, e uma espécie de haste (parte do corpo do fungo), surgirá na sua cabeça, pronta para liberar mais esporos.
Veja no vídeo acima... Extraordinário!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário