domingo, 18 de março de 2012

MOSCA COPULANDO


Ver ou pegar uma mosca nos parece praticamente impossível, por causa da velocidade de miléssimos de segundos com que voam.
Fotogafar então esses insetos, que  é muito difícil,  só para lentes poderosas de câmeras especiais... E mesmo assim com o animal parado como na foto acima com esse flagrante de cópula.
Uma curiosidade a que todos os envolvidos amantes da biologia ou simpatizantes, se perguntam é sobre o sexo das moscas. Diferenciar o que é masculino e feminino como? (dimorfismo sexual).
Simples assim? Observe bem a foto acima. Ela diz tudo.
Portanto a mosca macho tem tamanho menor, e a mosca fêmea tem tamanho duas vezes maior em relação ao macho.
As moscas da foto acima são chamadas de mosca-doméstica(Musca domestica).

Classificação científica:
  
  • Reino - Animalia
  • Filo - Arthropoda 
  • Classe - Insecta 
  • Ordem - Diptera 


A mosca é causadora de contaminação de bactérias, e tem sido durante os tempos, responsáveis por inúmeras propagações de doenças. Todavia a sua larva é muito útil na medicina legal e na pesca. O estado de desenvolvimento da larva  pode ajudar na determinação do tempo decorrido desde a morte de uma pessoa. Uma vez que a larva só se alimenta de carne morta, e alimentos podres, surgiram experiências, em ambiente controlado, para introduzir a larva em feridas, eliminando a carne putrefada, evitando a gangrena.
O ciclo de vida de uma mosca varia de 25 a 30 dias

                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário