sexta-feira, 27 de abril de 2012

COTILÉDONES

São as primeiras folhas que surgem dos embriões das espermatófitas, irrompendo durante a germinação das sementes.
São estruturalmente diferentes das outras folhas, uma vez que cumprem uma função especial para a subsistência deste ser vivo, contribuindo com suas reservas de nutrientes para alimentar a plântula em desenvolvimento, enquanto esta não pode ainda produzir a quantidade suficiente de nutriente através da fotossíntese.
As sementes das monocotiledôneas possuem apenas um cotilédone, enquanto que as dicotiledôneas possuem dois. Nas gimnospérmicas, o número de cotilédones é variável.

PLÂNTULA é o embrião vegetal já desenvolvido e ainda encerrado na semente.

                                        MONOCOTILEDÔNEA                DICOTILEDÔNEA

   (1)                         (2)   

COMPARAÇÃO ENTRE AS PLÂNTULAS DE UMA MONOCOTILEDÔNEA (1) E  DE UMA DICOTILEDÔNEA (2) GERMINANDO




O embrião de uma semente de ANGIOSPERMA contém uma estrutura chamada cotilédone. O cotilédone é uma folha modificada, associada à nutrição das células embrionárias que poderão gerar uma nova planta.

  • Sementes de Monocotiledôneas - nesse tipo de semente, como a do milho, existe um único cotilédone; por essa razão o nome desse grupo de plantas se chamar monocotiledôneas (do grego (mónos = um, único). As substâncias que nutrem o embrião ficam armazenadas numa região denominada endosperma. O cotilédone transfere nutrientes para as células embrionárias em desenvolvimento.

  • Sementes de Dicotiledôneas - nesse tipo de semente, como o feijão, existem dois cotilédones, o que justifica o nome do grupo, dicotiledôneas (do grego dís = dois). O endosperma geralmente não se desenvolve nas sementes de dicotiledôneas; os dois cotilédones, então armazenam as substâncias necessárias para o desenvolvimento do embrião.



ESQUEMA MOSTRANDO SEMENTES DE MONOCOTILEDÔNEA (MILHO) E DICOTILEDÔNEA (FEIJÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário