sábado, 14 de abril de 2012

EUCARIONTES E PROCARIONTES

O domínio taxonômico Eukariota, eukaria, eukarya, eukaryota, também referidos como eucariotas ou eucariontes (do grego Eu: bom, perfeito, e kapuov: karion, noz ou amêndoa, núcleo). Inclui todos os seres vivos com células eucarióticas, ou seja, com um núcleo celular rodeado por uma membrana (DNA compartimentado, consequentemente separado do citoplasma) e com várias organelas.
No núcleo está contida a maior parte do material genético, o DNA, enquanto que uma parte menor está contida nas mitocôndrias. Seu DNA está associado a proteínas histônicas.
Os eucariontes são portanto os organismos vivos unicelulares ou pluricelulares constituídos por células dotadas de núcleo, distinguindo-se dos procariontes (grupo parafilético) cujas células são desprovidas de um núcleo bem diferenciado.
Variam desde organismos unicelulares até gigantescos organismos multicelulares, nos quais as células se diferenciam e desempenham funções diversas, não sobrevivendo isoladamente.
Os eucariotas compartilham uma mesma origem, e por isso são agrupadas numa hierarquia taxonômica superior ao reino.

ESTRUTURA DE UMA CÉLULA ANIMAL

ESTRUTURA DE UMA CÉLULA VEGETAL

ESTRUTURA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE FLAGELADA


Procariontes, procariotas ou procariotos (do grego pro, anterior, antes, primeiro, primitivo e karion noz ou amêndoa = Núcleo Primitivo). São organismos unicelulares na sua vasta maioria e que não apresentam o seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausente várias outras organelas como as Mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o Fuso Mitótico.
Esta definição engloba todos os organismos dos domínios Bactéria e Archaea.
Tais células possuem diversas outras diferenças se compararmos com as células eucarióticas. Elas não possuem a maior parte das organelas, entretanto o Ribossomo é presente, seu DNA é cíclico, a fluidez de suas membranas são controladas por fosfolipídios e não por fosfolipídios e esteróis como em células eucarióticas, não se juntam formando organismos pluricelulares, já que não possuem a capacidade de formar tecidos.


A foto acima mostra um procariota Deinnoccocus radiodurans 

Nenhum comentário:

Postar um comentário