terça-feira, 22 de maio de 2012

22 DE MAIO DIA DA BIODIVERSIDADE



DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

Biodiversidade ou diversidade biológica é o termo usado para indicar e quantificar a variedade de vida vegetal e animal no nosso planeta.
A variedade de gens, espécies e ecossistemas que conhecemos atualmente é fruto de bilhões de anos de contínua evolução, influenciada por processos naturais e, cada vez mais, pelas ações do homem, considerado principal ameaça direta e indireta à biodiversidade. Por isso, temos uma responsabilidade fundamental de garantir a harmonia dos ecossistemas, através de atitudes responsáveis e ecologicamente conscientes.
A biodiversidade é dividida em três principais níveis:
  • Gens
  • Espécies
  • Ecossistemas
A biodiversidade dos gens engloba as características visíveis (morfológicas) de uma determinada espécie, como: a cor do cabelo, dos olhos ou da pele. As diferentes raças de gatos é um exemplo da biodiversidade das espécies.
Um desequilíbrio da biodiversidade causa consequências negativas na nossa vida cotidiana, tais como: os fenômenos naturais extremos (enchentes, furacões...), escassez e matérias primas, mudanças climáticas, aquecimento global, etc.
Um dos principais problemas críticos do século XXI, é a extinção de espécies animais. O ritmo de desaparecimento é em crescimento (50/100 vezes superior ao nível considerado natural). Cerca de 34.000 espécies de plantas e 5.200 espécies de animais estão enfrentando o processo de extinção.
A principal espécie animal em desaparecimento é a dos pássaros. Com certeza, estamos apagando o0 banco de dados da natureza a uma velocidade inacreditavelmente dramática.
O Brasil é considerado o país de maior DIVERSIDADADE BIOLÓGICA do planeta. 
Eis algumas razões, que comprometem a sua biodiversidade:
  • Caça predatória ilegal,
  • Biopirataria (saída ilegal de material genético),
  • Saída ilegal de subprodutos de plantas e animais (para pesquisa sobre novos medicamentos e cosméticos no exterior, sem o pagamento de patentes,
  • Destruição dos ecossistemas para loteamento,
  • Poluição de rios,
  • Queimadas e a derrubada das florestas
                                                    
É vital desenvolver atitudes conscientes e responsáveis, para que a diversidade biológica seja protegida. Uma delas tem sido a certificação obrigatória para os produtos originários, por exemplo,  da floresta Amazônica, através de um programa de manejo sustentável e de um selo de segurança (atestado comprovado que o produto adquirido está dentro da legalidade e sua extração foi realizada sem agressões ao meio ambiente).
Os consumidores podem fazer sua parte, exigindo o selo sempre que adquirir uma peça de madeira, afinal tanto as empresas quanto os consumidores saem ganhando. Para os consumidores, a certeza de que não agrediu o meio ambiente, apoiando a conservação da biodiversidade. As árvores extraídas estão sujeitas ao replantio, contribuindo para a manutenção de florestas e ajudando a evitar um maior aquecimento global. Para a empresa um valor agregado maior do produto através de um conceito "VERDE" para um mundo melhor.
Tal data não deve ser apenas do interesse dos círculos dos especialistas: (ornitólogos, zoologistas, botânicos, ecologistas, biólogos etc...) ou dos amantes da natureza, mas sim, de todos os habitantes da Terra, conscientizando-se da importância da interdependência entre a proteção do clima e das espécies, sobre as consequências econômicas que a destruição da biodiversidade pode gerar, principalmente, para as futuras gerações.

FAÇA A SUA PARTE...


Nenhum comentário:

Postar um comentário