sábado, 26 de maio de 2012

MORTOS VIVOS NA SELVA


Esse é realmente um caso digno de um filme bizarro de terror e um concorrente de peso para a nosso conhecimento.
Você vai agora conhecer a história das formigas da espécie camponotus rufipes, natural de florestas tropicais existentes em países como o Brasil e a Tailândia, que tem vivido sob o horror do fungo capaz de controlar suas mentes e transformá-las em zumbis.
Diferente da maioria das obras de ficção, o fungo ophiocordyceps unilateralis não obriga os artrópodes "mortos-vivos" a errarem pela Terra alimentando-se do cérebro de seus companheiros de espécie.
Na realidade, em uma bizarra mostra das estratégias evolutivas arquitetadas pela natureza, antes de matar a formiga, o fungo a obriga a utilizar suas mandíbulas para se fixar nas folhas das plantas mais baixas - habitats com luminosidade, temperatura e umidade ideais para a sua proliferação.


Nas semanas seguintes, os corpos servem de alimento para os fungos - sem, no entanto, afetar suas mandíbulas ou exoesqueleto, mantendo o animal pendurado e protegido contra os outros microorganismos. Hastes irrompem da cabeça morta e liberam esporos no solo, onde podem infectar outras formigas. Esse sperigo pode ajudar a explicar por que as espécies da região costumam ter as copas das árvores como habitat natural.


Todavia, não há riscos desse processo nos levar a um "apocalipse zumbi". Na verdade, existem indícios da ação desse tipo de fungo que datam de milhões de anos atrás e nossas florestas (matas) nunca se transformaram em uma "zumbilândia" artrópode. Diferentemente do inexorável fim para o qual a maioria dos filmes de zumbi aponta, a "cura", não é apenas uma lenda e a própria natureza tem armas para combater a bizarra infecção.


Uma descoberta recente, publicada na revista PNAS e que contou com a participação de cientistas brasileiros, identificou um outro tipo de fungo que ataca justamente o  ophiocordyceps unilateralis, diminuindo drasticamente a viabilidade de seus esporos produzidos.
A descoberta pode ajudar a explicar como as colônias de formigas sobreviveram a esse terror oculto nas selvas (florestas) por tanto tempo.

FIQUE AGORA COM AS IMAGENS DA FORMIGA E O FUNGO ZUMBIFICANTE




Gostou? Isto é um Flagrante da Biologia do Ciclo da Vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário