domingo, 3 de junho de 2012

SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO

O SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO. EM VERMELHO O SANGUE ARTERIAL, EM AZUL O SANGUE VENOSO




O Sistema Circulatório é o sistema pela qual são transportados nutrientes como (aminoácidos, eletrólitos e linfa) gases, hormônios, hemácias para as células do organismo e também a partir delas com o propósito de defender o corpo contra doenças, regula a temperatura corporal, estabiliza o pH e mantêm a homeostase, e faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.

Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue, todavia alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa.

Enquanto humanos assim como outros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (significando que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados tem o sistema cardiovascular aberto. No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente.

Dois tipos de fluidos se movem através do sistema cardiovascular: sangue e linfa. O sangue, o coração e os vasos sanguíneos formam o sistema cardiovascular. As linfas, os linfonodos e os vasos linfáticos formam o sistema linfático que coletivamente vão dar origem ao sistema circulatório.

FUNÇÕES: 

O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo, oxigênio para as células, hormônios que são liberados pelas (glândulas endócrinas) para os tecidos, condução para o CO2 (dióxido de carbono) para a sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega desses rejeitos nos órgãos excretores, como os rins. Além disso, apresenta importante papel no sistema imunológico de defesa contra infecções, na termorregulação (acima da temperatura normal, efetua a vasodilatação dos vasos periféricos e,  abaixo dela, produz vasoconstrição periférica.
O transporte de nutrientes desde os locais de absorção até as células dos diferentes órgãos também é realizado por este sistema. De modo geral, o sistema circulatório mantém as células em condições adequadas para que consigam sobreviver e desempenhar suas funções individuais da melhor maneira, portanto permite a manutenção da homeostase.




E O CORAÇÃO ONDE FICA NESSA HISTÓRIA?

O coração é a principal parte integrante do sistema circulatório e está localizado  dentro do gradil costal, estando dessa forma protegido do meio externo pelas costelas.
Sua localização é no mediastino, especificamente na sua parte média estando entre os dois pulmões, mantendo uma relação de íntimo contato com estes órgãos, e posteriormente ao coração está o esôfago e finalmente a aorta. Ele mantém a sua posição devido a sua ligação com o diafragma na cúpula diafragmática.
O coração muda de posição de acordo com a posição do diafragma, sendo que na inspiração o coração desce junto com o diafragma e na expiração ele ascende também junto ao mesmo.
Externamente o coração é recoberto por uma membrana denominada de pericárdio.

O pericárdio pode ser dividido em duas partes:
  • Parte externa - Pericárdio Fibroso
  • Parte interna - Pericárdio Seroso

O pericárdio fibroso é mais resistente que o seroso, e por isso suporta maior tensão.

O pericárdio seroso é ainda dividido em duas partes:
  • Lâminas Parietais
  • Lâminas Viscerais
A parte parietal recobre internamente o pericárdio fibroso e a parte visceral recobre o coração e os vasos coronários. Entre as duas camadas do pericárdio existe a cavidade pericárdica que contém uma pequena camada de líquido para tornar possível o coração movimentar-se dentro do tórax.

O coração pode ser dividido ainda em:



  • Endocárdio
  • Miocárdio (músculo cardíaco propriamente dito)
  • Epicárdio (lâmina visceral do pericárdio seroso que envolve externamente o coração

Internamente o coração é dividido em 4 câmaras que são:
  • Átrios (em número de dois)
  • Ventrículos (em número de dois)
É nos átrios que o sangue chega no coração, seja do pulmão através do átrio esquerdo ou do corpo em geral através do átrio direito. Nos ventrículos o sangue consegue impulso para ir ao pulmão ou para o restante do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.
Vale ressaltar que contração é o mesmo que sístole e relaxamento é denominado de diástole. O sangue percorre dentro do coração passando através de valvas, e estas são em número de quatro:


  • Aórtica
  • Pulmonar
  • Valvas átrio-ventriculares direita (Tricúspide)
  • Valvas átrio-ventriculares esquerda (Bicúspide ou Mitral)

As artérias que nutrem o coração são as artérias coronárias direita e esquerda e estas dividem-se em artérias interventriculares anteriores e posteriores e artéria circunflexa.


OBSERVE AS ESTRUTURAS A SEGUIR:




  • VEIAS CAVAS - Levam sangue venoso ao coração.



  • ARTÉRIA PULMONAR - Leva sangue venoso ao pulmão.


  • VEIAS PULMONARES - trazem o sangue arterial do pulmão ao coração.


  • ARTÉRIA AORTA - Leva o sangue arterial para o corpo.


  • NÓ SINOATRIAL - Controla os movimentos cardíacos.


Vale sempre lembrar que além destas estruturas, podemos encontrar também as válvulas cardíacas: lâminas que permitem a passagem do sangue no sentido átrio-ventricular apenas, evitando o refluxo sanguíneo. São duas as válvulas: tricúspide (átrio e ventrículo direitos) e mitral (átrio e ventrículo esquerdos).
Existem também as válvulas semilunares, que estão localizadas nas saídas das grandes artérias (aorta e pulmonar) e também impedem o refluxo sanguíneo para o ventrículo.


MOVIMENTOS CARDÍACOS:

  • SÍSTOLE - Contração da musculatura cardíaca (miocárdio) a pressão arterial na grande circulação durante a sístole é de mais ou menos 120mm Hg.


  • DIÁSTOLE - Relaxamento do miocárdio, durante a diástole, a pressão arterial cai para 80mm Hg.


  • FREQUÊNCIA CARDÍACA - Número de contrações por minuto, podendo ser medida em qualquer artéria, mais comumente nas carótidas (pulso e pescoço).

*Dizemos então, que em situação normal, em um indivíduo saudável, a pressão arterial deve ser de 12x8.



CUIDE BEM DA SAÚDE DO SEU CORAÇÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário