sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MUNGUBA

ASPECTO DA FRUTA

POSSUI UMA CASCA MUITO RÍGIDA

 DIVIDIDA EM VÁRIOS "GOMOS" MOSTRANDO A MORFOLOGIA EXTERNA

UM DOS "GOMOS" QUE SE ABRIU MOSTRANDO A MORFOLOGIA INTERNA

SEMENTES MUITO GRANDES
ASPECTO DA FLOR DA MUNGUBEIRA

MAIS DE PERTO: OBSERVE SUA MORFOLOGIA

Pachira aquática, conhecida vulgarmente como munguba, mamorama, castanhola, castanha do maranhão. É uma árvore frondosa da família Malvaceae, antiga (Bombacaceae) nativa da América Central e da América do sul, cujas folhas pecioladas e digitadas apresentam de 5 a 9 folíolos verde escuro. Suas flores com 5 pétalas muito grande são castanho avermelhado e suas sementes são comestíveis.
Estudos desenvolvidos sobre a composição das sementes demonstraram que a Pachira aquática tem um elevado teor de óleo em torno de 44,1%, sendo o ácido palmítico o seu principal componente.
Observou-se também a presença de proteína com alto teor de triptofano. Testes toxicológicos realizados sobre a Pachira aquática apresentou discreta toxicidade.
Em geral a árvore vegeta em locais úmidos, nas margens e barrancos de rios e lagos, ou em terrenos alagadiços e brejosos de onde provém a palavra aquática na sua nomenclatura científica.
Entretanto a monguba adapta-se bem a condições diversas de solo e clima, bastante frondosa, possuindo uma copa densa e arredondada. Por tais qualidades e pela beleza e exotismo de suas grandes flores amarelas de pontas avermelhadas, é árvore de reputada função ornamental. A monguba é inclusive, bastante utilizada na arborização de ruas, provando sua adaptabilidade e sua capacidade de medrar até mesmo em terrenos secos.
As castanhas são comestíveis e podem ser consumidas cruas, assadas sobre a brasa, fritas em óleo, cozidas com sal ou torradas.

Classificação Científica:


  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Malvales
  • Família: Malvaceae (antiga Bombacaceae)
  • Gênero: Pachira
  • Espécie: P. aquática

Nenhum comentário:

Postar um comentário