domingo, 30 de setembro de 2012

ANIMAIS VENENOSOS E PEÇONHENTOS


QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANIMAL VENENOSO E PEÇONHENTO???

Esta dúvida é bastante comum a todos. Há uma pequena, porém importantíssima, diferença entre animais venenosos e peçonhentos.


  • Nem todo animal peçonhento é venenoso
  • Todavia os venenosos não são peçonhentos
Ficou confuso(a)??? Vamos entender por que???


ANIMAIS PEÇONHENTOS - São aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente, ou seja, possuem um mecanismo qualquer que os permite injetar seu veneno no organismo de outro animal.
Temos alguns exemplos: algumas serpentes que possuem os dentes ocos ligados à glândula de veneno e estes são usados para inocular veneno (peçonha) que por algumas vezes podem até levar à morte; os escorpiões injetam o veneno produzido na glândula do aguilhão; as abelhas usam o ferrão para picar e injetar o veneno no "inimigo". As aranhas e as arraias fazem parte também desse grupo.

Veja alguns exemplos de animais peçonhentos:



COBRA (DENTES)

ESCORPIÃO (AGUILHÃO)

ABELHA (FERRÃO)

ARANHA (QUELÍCERAS)

ARRAIA OU RAIA (FERRÃO)

LACRAIA (MAXILÍPEDES | FORCÍPULA)


ANIMAIS VENENOSOS - São aqueles que produzem as substâncias tóxicas (veneno) mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões, aguilhões, esporões). O envenenamento pode ser passivo por contato como a lagarta taturana que possuem pêlos por onde secretam veneno com um simples contato; pode ser também por compressão, como o sapo que necessita de apertar as glândulas localizadas no dorso perto da cabeça ou por ingestão como o peixe baiacu que possui toxinas em vários tecidos do corpo como fígado, brânquias, intestinos que podem causar envenenamento caso seja ingerido.

Veja alguns exemplos de animais venenosos:

LAGARTA TATURANA - TOXINA NOS PÊLOS

SAPO -  VENENO EM GLÂNDULAS NA REGIÃO TEMPORAL (CABEÇA)

PEIXE BAIACU - VENENO NO FÍGADO, INTESTINO E BRÂNQUIAS

MEDUSA - VENENO NOS TENTÁCULOS
SALAMANDRA - POR TODA PELE GLÂNDULAS DE VENENO | ALGO PARECIDO COM (BUFOTENINA)

RÃ PONTA DE FLECHA - ALCALÓIDES NA PELE | A COR DETERMINA O GRAU DA TOXINA, QUANTO MAIS COLORIDO, MAIS VENENOSO



BIOTERMOS:

ALCALÓIDES - Substância de caráter básico derivada principalmente de plantas, podendo ser derivadas também de fungos, bactérias e até mesmo de animais, que contém em sua fórmula basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono.

BUFOTENINA - É um alcalóide com efeitos alucinógenos, derivado da cerotonina, por dimetilação do seu grupo amina.

TOXINA - É uma substância de origem biológica que provoca danos à saúde de um ser vivo ao entrar em contato ou através de absorção, tipicamente por interação com macromoléculas biológicas tais como enzimas e receptor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário