quarta-feira, 31 de outubro de 2012

JACA

FRUTA JACA
ÁRVORE JAQUEIRA

A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. É uma árvore que chega a 20 metros de altura e seu tronco (caule) tem mais de 1 metro de diâmetro. É cultivada em toda a região Amazônica e toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro.

A fruta nasce no tronco e nos galhos inferiores da jaqueira e são formados por gomos, sendo que cada um contém uma grande semente recoberta por uma polpa cremosa. Apresenta cor amarelada e superfície áspera, quando madura.
As variedades mais cultivadas da jaqueira são:
  • jaca dura
  • jaca mole
  • jaca manteiga
O fruto chega a pesar até 15 Kg. É rico em carboidratos, minerais como o cálcio, fósforo, iodo,cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do Complexo B.
Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geléias caseiras. As sementes sem pele e cozidas também podem ser consumidas como tira-gosto. A polpa da fruta é utilizado na preparação de sucos, geléias e doces.
Essas fotos da jaqueira foram fotografados em plena  Mata Atlântica do Sul da Bahia, onde comi alguns "bagos" assim chamado pelas pessoas do local, que nada mais é que a parte suculenta, onde se encontra o "caroço", semente da fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário