segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TUCANO

TUCANO TUCANUÇU

O NINHO DE TUCANO GERALMENTE É FEITO EM OCO DE ÁRVORES

VÔO DO TUCANO DE BICO VERDE

TUCANO DE BICO VERDE

FILHOTES DE TUCANO NO OCO DE UMA ÁRVORE

GRUPO DE TUCANUÇUS

TUCANO DE BICO PRETO

TUCANO DE BICO PRETO COMENDO CÔCOS DE AÇAÍ

TUCANOS SÃO FRUGÍVOROS (SE ALIMENTAM DE FRUTAS) A FOTO MOSTRA UM TUCANUÇU COMENDO MAMÃO

TUCANUÇU COM PARTE DO BICO DILACERADO

São designados por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. o termo é de origem tupi = tukana.
Possuem um bico longo e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é formada de uma estrutura óssea. Não é um bico forte, sendo muito comprido e a maxilar não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica a sua base alimentar onde as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. 
Além de serem frugívoros (animais que se alimentam de frutas), necessitam de um certo nível proteíco na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas como lagartos, pererecas etc... e acreditem, ovos de outras aves!!!
Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois direcionado para trás) típicos de animais que trepam em árvores (arborícolas).
São monogâmicos territorialistas, vivem e se reproduzem em casal isolado. Não há dimorfismo sexual, e a sexagem pode ser feita por análise de sue DNA. A fêmea e o macho trabalham no ninho, que são construídos em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho os alimenta. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias.
O tucanuçu ou tucano toco (Ramphastos toco) ainda é uma espécie ameaçada de extinção, tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Essa situação, tem como consequência, a diminuição da sua população nas florestas pondo em risco a variabilidade genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário