sábado, 20 de abril de 2013

TROCANDO CONCHA POR GARRAFA

Observe atentamente o vídeo abaixo:


O vídeo mostra o CARANGUEJO ERMITÃO OU EREMITA lutando para trocar a sua concha. A um determinado momento ele troca mais uma vez a concha... Mas acaba ficando no final com uma concha nada agradável: um pedaço de garrafa de vidro, lixo jogado ao mar ou trazido pelas correntes marítimas que acabam se acumulando no fundo dos mares.

Os Caranguejos Eremitas ou Ermitões são da família (Paguroidea) de crustáceos decápodes parentes das lagostas e caranguejos. Possuem o abdômem mole, por esse motivo se protegem usando conchas de caracóis abandonados, usando como moradia e proteção de seu exoesqueleto.
É bem comum observar anêmonas em suas conchas para aumentar a proteção, já que os tentáculos das anêmonas possuem toxinas em uma relação ecológica chamada de protocooperação.

As imagens acima foram flagradas pelo site: http://blennywatcher.com/ depois de anos de pesquisa conseguiu-se finalmente filmar um caranguejo ermitão bem no ato da troca de conchas, e ainda no mesmo mês, também flagrar um deles numa caminhada em uma moradia bem diferente: o gargalo de uma garrafa de vidro... lixo que se joga nos mares no mundo inteiro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário