sábado, 8 de junho de 2013

CYCA

Foto: Anderson Souza* (Cyca revoluta)


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Cycadophyta
Classe: Cicadopsida
Ordem: Cycadales
Família: Cycadaceae (Persoon)
Gênero: Cyca


CONES OU PINHAS

As cycas são plantas dióicas (do grego oikos, que significa casa) ou seja, aquela em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes. 
Os cones masculinos terminam normalmente em um espinho. Cada microsporófilo possuem numerosos microsporângeos - os sacos polínicos - em sua EPIDERME ABAXIAL (epiderme localizada na parte ventral ou dorsal da folha), que abrem por fendas para liberar os grãos de pólen, que são cimbiformes e monosulcados.

FOLHAS

As folhas são pinadas, coriáceas, com venação circinada (enrolado, dobrado sobre si próprio de forma circular) organizadas em hélice que nascem uma coroa de cada vez, geralmente uma vez por ano. Os folíolos inferiores estão muitas vezes reduzidos a espinhos denominados catáfilos. Os folíolos normais possuem uma única nervura espessa sem ramificações (vide foto). Os estigmas encontram-se apenas na parte abaxial. As folhas são pubescentes (haste, uma folha, um fruto provido de pelos muito finos semelhantes a uma lanugem), pelo menos enquanto jovens, com tricomas simples ou ramificados.

SEMENTES

As sementes são arredondadas com uma sarcotesta carnuda de coloração amarela e laranja escura, ou mesmo castanha e um tecido esponjoso sob a esclerotesta. O endosperma é haplóide (derivado do gametófito feminino) e o embrião possui dois cotilédones geralmente unidos na extremidade e um suspensor enrolado em espiral (circinado). A germinação é criptolocular.

PLANTA PRÉ-HISTÓRICA

As cycadophytas são plantas que já fincavam suas raízes na face da Terra, há mais de 200 milhões de anos (Período Jurássico), representando as espécies que através do seu processo evolutivo conseguiram escapar da extinção. É usual vê-la em filmes e desenhos com temas relacionados àquele período terrestre.
Foi uma das primeiras plantas doadas a D. João VI para serem introduzidas no "Jardim de Aclimatação do Rio de Janeiro" em 1809, hoje, Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
As cycas são originárias da região que vai desde o Japão até a ilha de Java, e são plantas bastante resistentes. 

*A foto apresentada no começo da postagem foi fotografada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário