sexta-feira, 28 de março de 2014

DINOSSAURO FÓSSIL

DESCOBERTO FÓSSIL QUE ALTERA TEORIAS SOBRE DINOSSAUROS

CABEÇA E CRÂNIO DO RAPTOREX


A descoberta de um novo dinossauro na região nordeste da China surpreendeu paleontólogos ao indicar que é preciso avaliar as atuais teorias sobre a evolução dos grandes predadores pré históricos. O dinossauro, que é uma miniatura do Tiranossauro Rex, foi batizado de Raptorex (rapto é o termo comumente usado para pequenos dinossauros e rex significa rei).
O raptorex apesar de ter vivido a cerca de 125 milhões de anos, e aproximadamente 60 milhões de anos, antes do tiranossauro rex, já apresentava as principais características do maior r mais conhecido dinossauro. Este dado contradiz as teorias de que as características físicas do tiranossauro rex, com cabeça desproporcionalmente grande em relação ao torso, braços pequenos e pés longilíneos eram resultado do processo evolutivo e de crescimento da espécie.
todas essas características estão presentes no raptorex, apesar de este ser uma miniatura do seu gigantesco descendente. Até mesmo o cérebro do raptorex exibe bulbos olfatórios grandes, indicando um olfato altamente desenvolvido, assim como a do tiranossauro rex.
"É impressionante. Não conheço nenhum outro exemplo de um animal que tenha sido tão perfeitamente criado em uma versão cerca de 100 vezes menor do que, mais tarde se tornaria", diz Paul Sereno, paleontólogo da cidade de Chicago (EUA) e autor do estudo sobre o raptorex. 

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário