segunda-feira, 5 de maio de 2014

LAVADEIRA MASCARADA

               

                                                     




A lavadeira (Fluvicula nengeta), também conhecida como noivinha, é uma espécie de pássaro sul americano pertencente a família dos tiranídeos. o seu habitat é preferencialmente, junto a rios ou lagoas.
Frequentemente vem ao chão em busca de alimento, por essa razão é um pássaro de espaços abertos.
Originalmente ocorre no Brasil somente nos estados nordestinos da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Entretanto tem ampliado a sua distribuição pelo sudeste brasileiro, aparecendo no Rio de Janeiro na década de 1950. Sua presença tem sido observada com frequência pelo menos desde 2005, em Itapetininga, no interior do estado de São Paulo e tem ocorrido também em Mojimirim, também no estado de São Paulo.
A lavadeira mascarada, tem hábitos de surgir no começo da manhã à procura das piscinas onde acostumou-se a banhar-se. Aparece quase sempre em grupos de 2 a 3 indivíduos. Possui um canto curto e agudo (poderá ver e escutar no vídeo acima), em determinadas situações abre as asas e as movimenta abrindo-as e fechando-as rapidamente, quando o seu canto passa a apresentar ritmos e tons mais complexos. Seu comportamento apresenta um grau de confiança em relação ao homem, pois costuma se aventurar no meio da piscina se houver algo boiando e que o sustente. Permite ao observador, aproximar-se a uma curta distância. O vídeo acima confirma essa afirmação. Veja acima.

Etimologia - o nome "lavadeira" é uma referência à sua predileção por cursos d'água. o nome "noivinha" é uma referência à sua coloração branca predominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário