sábado, 9 de agosto de 2014

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO

Dentro do contexto ambiental temos um pequeno embate quando o assunto é preservação e conservação do meio ambiente, não só por parte do meio acadêmico como por parte dos jornalistas, políticos e ambientalistas no geral.
Tudo isso porque é comum confundirmos estas duas palavras, empregando-as com um mesmo sentido, quando na verdade elas expressam idéias diferentes, por isso muita atenção quando você diz que vai PRESERVAR o igarapé, olho d'água ou bosquinho da sua comunidade ou do bairro onde você vive, pois na verdade pode não ser essa a sua idéia.

PRESERVAÇÃO (fig. 1) 
Visa fazer com que algo permaneça intacto e sem desgaste.
Quando usamos este termo esperamos que algo tenha proteção integral e intocável, é como se colocássemos algo dentro de uma redoma de vidro e fechasse para admiração e observação.
Na maioria dos casos a preservação se faz necessária quando há risco de perda de biodiversidade, seja de uma espécie ou de um ecossistema.
                                                                           
(fig. 1)


CONSERVAÇÃO (fig. 2)  
Significa proteção dos recursos naturais, como a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para futuras gerações, podendo utilizar com prudência e sabedoria, e cuidando para que todos venham a desfrutar destes recursos.
Preservando ou conservando não podemos esquecer que nós também somos natureza!!!
(fig. 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário