segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SANGUE NOS INSETOS???

ABELHA


Sim os insetos tem sangue. Entretanto o "sangue dos insetos" é chamado de hemolinfa e algumas características desta substância são bem diferentes, ao compararmos com o sangue convencional.
Para falar mais disso precisamos ter conhecimento de uma curiosidade ou novidade: é que os insetos não possuem veias e artérias pelo corpo. Neles o sangue fica espalhado entre os órgãos, em um tipo de circulação chamada "circulação aberta" o coração fica ao longo de todo o seu corpo e assim serve como uma bomba para movimentar a hemolinfa por toda sua estrutura.
O sangue dos insetos não é vermelho como conhecemos, isso porque eles não possuem hemoglobina, substância que dá cor ao sangue.
Outro dado curioso recorrente a todos, é que quando você pensa que ao matar um mosquito, pernilongo etc... aquele sangue vermelho que fica espalhado é o sangue do inseto? você está muito enganado, pois aquele sangue é seu,  de outra pessoa ou ainda de um animal que ele picou.
A cor da hemolinfa pode variar, todavia normalmente é transparente, algumas vezes com pigmento amarelo, marrom ou esverdeado. Elas também tem uma quantidade muito grande de proteínas, contém ainda células chamadas de hemócitos e muita água, sendo que a água da hemolinfa corresponde a quase metade da água que existe em todo o corpo do inseto.
Além de servir como estoque de substâncias essenciais e como reserva de água, a hemolinfa tem outras funções muito importantes como por exemplo ajudar a borboleta a inflar suas asas assim que sai do casulo. Quando as borboletas e mariposas saem do casulo, as suas asas são completamente amassadas e molhadas, seria muito difícil voar se não pudessem contar com a hemolinfa. Esta substância entra pelas nervuras das asas, que são como que canudinhos capazes de encher de líquido e auxilia as borboletas deixando suas asas esticadas.
Entretanto talvez a maior importância da hemolinfa seja a capacidade de proteger o corpo dos insetos contra fungos, bactérias, vírus e outros microorganismos causadores de doenças. Os hemócitos podem funcionar como células de defesa contra os micróbios.

Fonte: texto adaptado do capítulo (insetos tem sangue?) do livro "O MUNDO SECRETO DOS INSETOS" - de Karlla Patrícia

Um comentário: