segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ECOSSISTEMA DE COSTÃO ROCHOSO

Costão Rochoso é o nome dado ao ambiente costeiro formado por rochas situado na transição entre os meios terrestre e aquático. É considerado muito mais uma extensão do ambiente marinho, que do terrestre, uma vez que a maioria dos organismos que o habitam, estão relacionados ao mar.


COSTÃO ROCHOSO



 No Brasil as rochas tem origem vulcânica e são estruturadas de diversas maneiras. É um ambiente extremamente heterogênio: pode ser formado por padrões verticais bastante uniforme, que estendem-se muitos metros acima e abaixo da superfície da água (a exemplo disso temos a Ilha de trindade) ou por matações de rochas fragmentadas de pequena inclinação (a exemplo disso temos a Costa de Ubatuba em São Paulo - Brasil).
No Brasil pode-se encontrar costões rochosos por quase toda a costa. Seu limite de ocorrência ao Sul se dá em Torres no Rio Grande do Sul, e ao Norte na Baía de São Marcos no Maranhão, sendo que a maior concentração deste ambiente está na região Sudeste, onde a costa é bastante recortada.
A partir da observação da fisiografia da costa do Brasil, pode-se estabelecer uma relação entre a ocorrência de costões rochosos e a proximidade das serras em relação ao Oceano Atlântico.                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário