terça-feira, 6 de novembro de 2012

FAUNA DO MANGUEZAL

As florestas de mangue atraíram a atenção dos antigos naturalistas (biólogos), por serem florestas que crescem nas águas rasas do mar.
Devido a várias propriedades de estrutura e funcionamento, este ecossistema ocupou as áreas costeiras protegidas dos oceanos e mares tropicais. Tipicamente o manguezal (mangue) se encontra na zona entre marés.
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo: desde o Cabo Orange no Amapá até o município de Laguna em Santa Catarina. Atualmente o manguezal ocupa uma superfície total de mais de 10.000 Km2 e a grande maioria na costa norte.
O estado de São Paulo tem mais de 240 Km2 de manguezal. No passado a extensão dos manguezais brasileiros era muito maior.
Muitos portos, indústrias, loteamentos e rodovias costeiras foram desenvolvidas em áreas de manguezal.
Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, entretanto destacam-se pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.
Somente três árvores constituem as florestas de mangue:

  • Mangue vermelho
  • Mangue seriba
  • Mangue branco

As árvores são acompanhadas por um pequeno número de outras plantas, tais como a samambaia do mangue, o hibisco e a gramínea spartina. Ricas comunidades de algas crescem sobre as raízes aéreas das árvores, na faixa coberta pela maré e troncos permanentemente expostos e a copa das árvores são pobres em plantas epífitas.
Quanto a fauna destacam-se as várias espécies de caranguejos, formando várias populações nos fundos lodosos (lôdo). Nos troncos submersos, vários animais filtradores, tais como as ostras alimentando-se de partículas suspensas na água. A maioria dos caranguejos são ativos na maré baixa, enquanto que os moluscos alimentam-se durante a maré alta. Uma grande variedade de peixes penetram nos manguezais na maré alta. Muitos dos peixes que constituem o estoque pesqueiro das águas costeiras dependem das fontes alimentares do manguezal pelo menos na fase jovem. Diversas espécies de aves comedoras de peixes e de invertebrados marinhos nidificam nas árvores do manguezal, alimentando-se especialmente na maré baixa, quando os fundos lodosos estão expostos.
Os manguezais fornecem uma rica alimentação proteica para a população litorânea: a pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos, é para os moradores ribeirinhos do litoral a principal fonte de subsistência.
O manguezal sempre foi considerado um ambiente pouco atrativo e menosprezado, embora sua importância econômica e social seja muito grande. No passado estas manifestações de aversão eram justificadas, pois a presença do mangue estava intimamente associada à febre amarela e à malária. Embora estas enfermidades tenham sido controladas, a atitude negativa em relação a este ecossistema perdura em expressões populares onde a palavra mangue, infelizmente adquiriu sinônimo de desordem, sujeira ou local suspeito.
A destruição gratuita, a poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados são os grandes inimigos do manguezal.


ECOSSISTEMA MANGUEZAL (MANGUE)

ESQUEMA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL

1) Gramínea
2) Barba de Velho
3) Líquen Incrustante
4) Mangue Vermelho ou Bravo
5) Mangue Sériba ou Seriúba
6) Mangue Branco
7) Hibisco
8) Samambaia do Mangue 
9) Garça Cinzenta 
10) Garça Branca Grande
11) Guará  
12) Saracura do Mangue
13) Guaiamu
14) Caranguejo Uçá
15) Aratu   
16) Siri Azul
17) Chama Maré
18) Cupinzeiro
19) Ostra do Mangue


ESPÉCIES DE CARANGUEJOS DO MANGUE










Adaptado do pôster: O Manguezal e a sua Fauna
Série Ecossistemas Brasileiros
Por: Sérgio de Almeida Rodrigues      

Nenhum comentário:

Postar um comentário